Requisitos necessários para obter o CR e tornar-se atirador

Todo o processo pode ser efetuado pelo atirador ou com ajuda de um despachante especializado.
Exigências do Exército para se tornar Atirador desportivo.

• Ser filiado a um clube de tiro.
  • Ser maior de 18 anos para obter CR e maior de 25 para apostilar armas no SIGMA
  • Documento de identificação pessoal
  • Comprovação de idoneidade e inexistência de inquérito policial ou processo criminal, por meio de certidões de antecedentes criminais das Justiças Federal, Estadual ou Distrital, Militar e Eleitoral, referentes aos locais de domicílio dos últimos cinco anos
  • Comprovante de ocupação lícita
  • Comprovantes de residência fixa referentes aos locais de domicílio dos últimos cinco anos
  • Laudo de aptidão psicológica para o manuseio de arma de fogo, fornecido por psicólogo credenciado pela Polícia Federal
  • Comprovante de capacidade técnica para o manuseio de arma de fogo, expedido por instrutor de armamento credenciado na Polícia Federal
  • Declaração de segurança do acervo (DSA), de que a sua residência possui cofre ou lugar seguro, com tranca, para armazenamento das armas de fogo desmuniciadas de que seja proprietário, e de que adotará as medidas necessárias para impedir que menor de dezoito anos de idade ou pessoa civilmente incapaz se apodere de arma de fogo sob sua posse ou de sua propriedade (anexo A)
  • Pagamento da taxa correspondente

ANEXO A
  • ANEXO A
  • DECLARAÇÃO DE SEGURANÇA DO ACERVO (DSA)
  • EU, ______________(1)_________________________, _____(2)_______, natural de ____(3)________, nascido em ____/__(4)___/____, ______(5) _____, residindo em __________(6)________ e CPF nº ________________. DECLARO, para fim de _________________________________ (concessão, revalidação de Registro no Comando do Exército ou de apostilamento), que o local de guarda do meu acervo de __________(7)________ possui cofre ou lugar seguro, com tranca, para armazenamento das armas de fogo desmuniciadas de que sou proprietário, e de que adotarei as medidas necessárias para impedir que menor de dezoito anos de idade ou pessoa civilmente incapaz se apodere de arma de fogo sob minha posse ou de minha propriedade, observado o disposto no art. 13 da Lei nº 10.826, de 2003.
  • Local e data.
  • Assinatura digital (.gov.br ou ICP-Brasil)
  • Requerente
  • Ciente:
  • Assinatura digital (.gov.br ou ICP-Brasil)
  • Presidente da Entidade de Tiro ou seu substituto legal

Intruções de preenchimento
  • 1. nome completo, sem abreviaturas, conforme certidão de nascimento/casamento
  • 2. nacionalidade
  • 3. cidade/UF
  • 4. dia/mês/ano
  • 5. profissão
  • 6. endereço com cidade e UF
  • 7. colecionador, atirador desportivo e/ou caçador excepcional

Siglas importantes

CR: Certificado de Registro

CAC: Caçador, Atirador e/ou Colecionador (Categoria do CR)

PCE: Produto Controlado pelo Exército

RM: Região Militar (Uma região militar constitui um comando das forças armadas de um país, encarregada da administração militar de uma das parcelas do seu território. Temos 12 no Brasil atualmente).

SFPC: Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados

DFPC: Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados

CRAF: Certificado de Registro da Arma de Fogo

GT: Guia de Tráfego (O porte é documental e temporal, no caso do CAC, emitido pelo Exército Brasileiro, e possui eficácia limitada, devendo ser renovado periodicamente)

SGTE: Sistema de Guia de Tráfego Eletrônica

SIGAPCE: Sistema de Gerenciamento de Atividades com PCE

COLOG: Comando Logístico (órgão de direção setorial do Exército Brasileiro)

SISGCORP: Sistema de Gestão Corporativo (solução de governança adotada pelo Exército Brasileiro, por meio da DFPC, que compreende a informatização de processos) acesse em https://sisgcorp.eb.mil.br/

Entrando com o processo de obtenção de CR via SISGCORP

Os custos do processo, sem despachante, são aproximadamente:

Teste com Psicólogo credenciado na Polícia Federal: Em média R$ 300,00 (Camaquã Dra. Alexandra Scherer 51 98127-7221)

Curso de tiro básico: R$ 450,00

Teste de tiro: R$ 250,00

Filiação a clube de tiro (anuidade do Asa Branca): R$ 330,00

GRU: R$ 100,00

Lembrando que você terá que frequentar algum clube de tiro pelo menos 8x por ano para habitualidade obrigatória.

Preencha os campos no SISGCORP conforme imagens abaixo, pague a GRU e aguarde a análise da sua região.